Depoimento da Abrasme

Na construção de uma nação há prioridades relacionadas com a possibilidade de se manter como sociedade. Educação, saúde, segurança, justiça social, habitação, lazer, são alguns dos elementos prioritários para que a nação avance suas concepções de valores, exerça seu papel histórico em meio a outras nações. Uma nação deve buscar a saúde de seu povo através de políticas públicas, da formação de hábitos e de um conjunto de ações que aumentam o conhecimento sobre a saúde e o desejo de ser saudável. Para isso, deverá ter instituições sólidas voltadas para estes fins.

Na construção da nação brasileira o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde é, certamente, uma dessas instituições. Desde sua fundação, nos anos setenta do século XX, exerce um papel fundamental na luta por uma nação mais justa, difundindo, desde seus primórdios, a compreensão de que saúde é muito mais do que um conjunto de serviços voltados para minorar os problemas trazidos pelas doenças. Seu pioneirismo não se limitou, jamais, à luta política, ou à produção isolada de conhecimento, mas à integração destes e de outros elementos constitutivos da saúde da nação. É, desde seu início, um iluminador do caminho para uma saúde integral, equitativa e universal. A saúde no Brasil não teria avançado a seu atual estágio, com a construção de um sistema que, apesar de todas as dificuldades, se mantém com o reconhecimento internacional de um dos melhores sistemas elaborados e implementados em um país.

Devemos isso ao Cebes e muito mais. Devemos pelo exemplo de liderança, de coragem, de luta em meio à adversidade. Graças ao Cebes mantemos acesa a chama da esperança de uma sociedade mais justa e de uma verdadeira nação.

Walter Ferreira de Oliveira

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*