Depoimento da Abrasme

Na construção de uma nação há prioridades relacionadas com a possibilidade de se manter como sociedade. Educação, saúde, segurança, justiça social, habitação, lazer, são alguns dos elementos prioritários para que a nação avance suas concepções de valores, exerça seu papel histórico em meio a outras nações. Uma nação deve buscar a saúde de seu povo através de políticas públicas, da formação de hábitos e de um conjunto de ações que aumentam o conhecimento sobre a saúde e o desejo de ser saudável. Para isso, deverá ter instituições sólidas voltadas para estes fins.

Na construção da nação brasileira o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde é, certamente, uma dessas instituições. Desde sua fundação, nos anos setenta do século XX, exerce um papel fundamental na luta por cipf-es.org uma nação mais justa, difundindo, desde seus primórdios, a compreensão de que saúde é muito mais do que um conjunto de serviços voltados para minorar os problemas trazidos pelas doenças. Seu pioneirismo não se limitou, jamais, à luta política, ou à produção isolada de conhecimento, mas à integração destes e de outros elementos constitutivos da saúde da nação. É, desde seu início, um iluminador do caminho para uma saúde integral, equitativa e universal. A saúde no Brasil não teria avançado a seu atual estágio, com a construção de um sistema que, apesar de todas as dificuldades, se mantém com o reconhecimento internacional de um dos melhores sistemas elaborados e implementados em um país.

Devemos isso ao Cebes e muito mais. Devemos pelo exemplo de liderança, de coragem, de luta em meio à adversidade. Graças ao Cebes mantemos acesa a chama da esperança de uma sociedade mais justa e de uma verdadeira nação.

Walter Ferreira de Oliveira

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*