Cebes 40 anos

Memória do Futuro

Seminário Cebes 40 anos: Democracia e Saúde

presidentesNesse ano de 2016 celebramos os quarenta anos de existência do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), entidade plural da luta por democracia, direitos sociais e saúde.  Conhecido semeador de ideias , inquietudes e propostas,  o Cebes não poderia deixar de fazer um seminário que, desta vez  utiliza o meio virtual para permitir a participação e interação com  um maior numero de pessoas.

A concepção do seminário está voltada à analise da democracia na conjuntura nacional e dos  seus impactos sobre a saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atingir esse objetivo  partimos de uma série de entrevistas que foram gravadas  em vídeo, tendo como convidados militantes do Cebes, acadêmicos, intelectuais , parlamentares e lideranças de movimentos sociais e políticos.
seminário - entrevista de Sônia Fleury

Nossa intenção é  difundir um conjunto de ideias em debate,  estimulando a permanente germinação  e prática do pensamento e analise críticos.

O conteúdo é composto de reflexão acerca do capitalismo contemporâneo e suas crises,  a complexa crise politica e democrática brasileira identificando os riscos desse contexto em relação aos direitos sociais, particularmente a saúde.

O  “Seminário Cebes 40 anos: Democracia e Saúde”  está organizado em três blocos:

  1. Crise Politica, Golpe Institucional e impactos sobre a Democracia e os Direitos Sociais.
  2. A questão democrática da saúde : conquistas, impasses e desafios para efetivar o direito à saúde e o SUS.
  3. Perspectivas, estratégias e caminhos de resistência e lutas.

Agradecemos às contribuições dos diversos atores da vida politica ou acadêmica  que acolheram o nosso convite. A aceitação de vocês honra o Cebes e amplia a nossa responsabilidade como ator politico, especialmente nesse grave momento histórico, tão pleno de retrocessos.

Desejamos a todos e todas participantes um excelente proveito. Agradecemos o retorno e o consequente  debate das ideias aqui apresentadas.

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde