Nesse ano de 2016 celebramos os quarenta anos de existência do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), entidade plural da luta por democracia, direitos sociais e saúde. Conhecido semeador de ideias , inquietudes e propostas, o Cebes não poderia deixar de fazer um seminário que, desta vez utiliza o meio virtual para permitir a participação e interação com um maior numero de pessoas.
A concepção do seminário está voltada à analise da democracia na conjuntura nacional e dos seus impactos sobre a saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para atingir esse objetivo partimos de uma série de entrevistas que foram gravadas em vídeo, tendo como convidados militantes do Cebes, acadêmicos, intelectuais , parlamentares e lideranças de movimentos sociais e políticos.
Nossa intenção é difundir um conjunto de ideias em debate, estimulando a permanente germinação e prática do pensamento e analise críticos.
O conteúdo é composto de reflexão acerca do capitalismo contemporâneo e suas crises, a complexa crise politica e democrática brasileira identificando os riscos desse contexto em relação aos direitos sociais, particularmente a saúde.
O “Seminário Cebes 40 anos: Democracia e Saúde” está organizado em três blocos:
- Crise Politica, Golpe Institucional e impactos sobre a Democracia e os Direitos Sociais.
- A questão democrática da saúde : conquistas, impasses e desafios para efetivar o direito à saúde e o SUS.
- Perspectivas, estratégias e caminhos de resistência e lutas.
Agradecemos às contribuições dos diversos atores da vida politica ou acadêmica que acolheram o nosso convite. A aceitação de vocês honra o Cebes e amplia a nossa responsabilidade como ator politico, especialmente nesse grave momento histórico, tão pleno de retrocessos.
Desejamos a todos e todas participantes um excelente proveito. Agradecemos o retorno e o consequente debate das ideias aqui apresentadas.
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde