page

Seminário Memória do Futuro

“Política de Saúde que esquece as necessidades reais da população e se norteia exclusivamente pelos interesses da minoria constituída e confirmada pelos donos das empresas médicas e gestores da indústria da saúde em geral. Exemplo recente desta forma de política elitista e antipopular e a tentativa da criação do cheque-consulta, cujo único objetivo é satisfazer os interesses dos produtores de serviços acenando à população com a ilusão de um melhor acesso aos serviços de saúde.”

A questão democrática da saúde (1979)

 

Esse ano celebramos quarenta anos de luta por democracia e saúde do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).

Para comemorar esse marco histórico teremos uma edição especial da Revista Saúde em Debate sob a responsabilidade da equipe de editoria do Cebes, um livro de memórias e análises de conjuntura com a colaboração de Lenaura Lobato e Daniela Sophia e um seminário virtual .

A concepção do seminário parte de uma série de entrevistas baseadas em um roteiro e gravadas  em vídeo, com militantes do Cebes, acadêmicos e intelectuais, parlamentares e lideranças de movimentos sociais e políticos.

O  seminário  irá produzir e difundir um conjunto de debates acerca da conjuntura atual e setorial estimulando permanente interação com a comunidade cebiana e com outros setores da sociedade.

O conteúdo é composto de análises  em relação ao capitalismo,  a crise política,  a crise da democracia, além de  identificar os riscos para os direitos sociais, particularmente a saúde.

O formato do Seminário Virtual está organizado em três blocos:

  1. Crise Política, Golpe Institucional e impactos sobre a Democracia e os Direitos Sociais;
  2. A questão democrática da saúde : conquistas, impasses e desafios para efetivar o direito à saúde;
  3. Perspectivas, estratégias e caminhos de resistência e lutas;

Entre os entrevistados estão Guilherme Boulos, José Luis Fiori, Maria da Conceição Tavares, Sonia Fleury, Jairnilson Paim, Ligia Bahia,  José Noronha, Carlos Ocké, José Gomes Temporão,  Ana Maria Costa, , José Ruben, Cornelis van Stralen, Élida Graziani, José Geral do Sousa, Marcelo Lavenere, Jorge Solla, Maria Lucia Frizon, Tiago Henrique , Grazielle Davi e muitos outros incluindo representantes dos núcleos do Cebes.

A coordenação geral do projeto é de Ana Maria Costa tendo por adjuntas Ana Tereza, Liu Leal, Lenaura Lobato e Daniela Sophia.

 

seminario